Karolina Vieira

Muita gente não sabe, mas sofre de bruxismo noturno. É um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem fortemente a mandíbula, alguns também rangem os dentes sem nenhum objetivo funcional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 30% da população mundial sofre do problema. No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população. As causas mais comuns são estresse, ansiedade e tensão. Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado.

Em entrevista à BBC, o dentista Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral afirmou que ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar. A maioria das pessoas que contrai a mandíbula e que range os dentes não sabe que tem esse hábito involuntário. “Quem normalmente descobre mais facilmente são as pessoas que acordam seus maridos ou esposas com o barulho”, explica Carter. Com frequência, a pressão sobre a mandíbula e os dentes acontece quando as pessoas estão dormindo, concentradas em fazer algo ou estressadas, segundo informações do serviço de saúde pública britânico, o NHS.

Embora a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o distúrbio ao estresse, ansiedade e problemas do sono. Em alguns países, acredita-se que os casos de bruxismo estejam aumentando. De acordo com resultados de uma pesquisa publicada na revista especializada Oral Rehabilitacion, as crianças de 13 a 15 anos vítimas de abuso verbal na escola têm probabilidade de sofrer bruxismo noturno quatro vezes maior do que outros adolescentes. O problema apareceu em 65% dos estudantes pesquisados que sofriam bullying, enquanto só 17% dos outros estudantes apresentaram a condição.

Existem algumas técnicas que tentam reverter hábitos, mas o NHS afirma que não há evidência científica de maneiras para evitar o bruxismo. Em todo caso, controlar o bruxismo durante o dia é muito mais fácil do que fazê-lo durante o sono – por razões óbvias. Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir o bruxismo. O consumo de drogas recreativas, como êxtase ou a cocaína, também pode piorar o problema. Em algumas ocasiões, o bruxismo pode ser um efeito colateral de algumas medicações antidepressivas, mas qualquer mudança de medicação deve ser consultada com um médico.