Karolina Vieira

Milhares de pessoas morrem todos os anos no Brasil aguardando na fila de espera por um transplante de órgãos. Durante esse mês acontece a campanha Setembro Verde cujo foco é alertar a sociedade que é preciso doar órgãos e tecidos e compartilhar esperança com pessoas que esperam por uma nova oportunidade de retomar suas vidas. Serão realizadas atividades em hospitais e parques da Capital em alusão à campanha. Dia 27 é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e a secretaria estadual de saúde realizará um evento no Parque Flamboyant.

Até julho deste ano foram realizados 749 transplantes, de acordo com a Central de Transplantes de Goiás. Entre os receptores inscritos atualmente, existem 358 aguardando por córnea, 277 esperando por um rim e 6 por coração. Essa fila altera com frequência, visto que, a cada dia são realizados transplantes e também novas inscrições. “O consentimento da família autorizando a doação é primordial no processo de doação. Por isso a campanha é muito importante para criar uma cultura de doação, acabando com mitos e conscientizando as pessoas”, afirma Fernando Castro, gerente da Central de Transplantes de Goiás.

No Estado os hospitais credenciados para a realização de transplantes são: Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (coração), Hospital Santa Genoveva, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Geral de Goiânia (rim), Hospital Santa Genoveva (conjugado pâncreas-rim) e 17 estabelecimentos, entre particulares, conveniados e SUS (córnea).

A campanha, que acontece em todo Brasil, tem como base a Lei Federal número 11.584, de 28 de novembro de 2007, que instituiu 27 de setembro como o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ao longo do mês, são realizadas no Brasil diversas ações para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de, em vida, manifestar aos familiares o desejo de doar órgãos e tecidos. A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos também está incentivando instituições públicas e privadas a iluminarem prédios e monumentos com a cor verde, símbolo desse tipo de doação em todo o mundo.