Começo de ano é a época perfeita para reavaliar a vida, cogitar mudanças nos relacionamentos e no trabalho e criar novas metas. O Janeiro Branco é uma data criada para divulgar os conceitos de saúde mental e emocional que dão equilíbrio (individual e coletivo) à nossa vida.

A virada cria o clima propício para realizações, mas essa “energia” deveria, na verdade, durar o ano todo. Portanto, se a vida agitada e estressante afeta sua maneira de se relacionar com os outros e de enfrentar dificuldades, te deixando sempre esgotado, pode ser a hora de buscar ajuda.

Brasil é recordista latino-americano em depressão

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde, o Brasil registra um crescimento vertiginoso de problemas relativos à saúde mental e emocional da população.

Dados de 2017 da OMS mostram que somos o recordista latino-americano em casos de depressão, o campeão mundial de ansiedade e o quarto lugar no crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

A psicoterapia ajuda pessoas comuns a melhorarem suas vidas

Nos consultórios, a psicologia ajuda em conflitos familiares e distúrbios de aprendizagem e de comportamentos. Ajuda também nos dilemas profissionais, estresse e uma infinidade de sentimentos que podem afligir as pessoas.

A psicoterapia é autoconhecimento e pode ajudar qualquer pessoa a se desenvolver, potencializando seus pontos fortes. Isso significa aumentar sua produtividade para evitar a sobrecarga de trabalho e aprendendo a valorizar o lazer e momentos de convívio social.

Crianças, adolescentes, estudantes, idosos, adultos, casais… todos podem desfrutar da psicoterapia. Ela ensina a lidar de maneira saudável com o ritmo de suas rotinas e a atravessar momentos difíceis em situações que fogem ao nosso controle.

Dicas práticas para iniciar o ano com gratidão e motivação

  • Faça uma lista das conquistas do último ano e agradeça por elas
  • Defina 3 ou 5 metas para o ano contemplando áreas como vida pessoal, financeira, profissional e social
  • Faça um esboço do que é necessário fazer no dia a dia para alcançar essas metas
  • Divida esses planos com alguém que você confie para te dar incentivo
  • Reveja suas “metas de Ano Novo” todo mês, ou a cada três meses e corrija o percurso
  • Viva a vida real, esqueça comparações com a vida dos outros nas redes sociais
  • Encontre pequenas alegrias na sua rotina
  • Reserve tempo para encontrar amigos e familiares e desfrute desses momentos.